Finale 2014 – Transpondo seu arranjo de forma fácil e rápida.

Entendemos que em alguma ocasião necessitamos de transpor nosso arranjo, seja parte ou mesmo a partitura na íntegra.

O Finale 2014 nos oferece esta ferramenta de forma muito intuitiva e fácil compreensão. Diante disso, podemos realizar este trabalho com eficacia, precisão e profissionalismo!

A seguir temos um tutorial em que nos direciona neste trabalho tão importante e necessário, principalmente para quem trabalha com instrumentos transpositores ou mesmo quando gostaria de modificar a tonalidade de uma obra musical. Existem três maneiras de realizarmos o procedimento vejamos a seguir:

1)  Transpor a melodia acima / abaixo

Clique em  Key signature Tool e clique na região ou compasso da música em que ocorrerá a mudança. Caso for em toda música use o atalho Ctrl + A. Caso for em alguma região ou alguns compassos, clique no primeiro compasso e segure a tecla  Shift e clique no último compasso.

Clique em “Utilities” na barra de menus e escolha a opção “Transpose” e abre a tela abaixo:

No campos Transpose:  Up – para cima

Down- para baixo

No campos Interval:  Definir o intervalo desejado

Depois de tudo configurado  clique em OK.  Pronto sua melodia esta transposta!

________________________

2)  Transpor com armadura

Clique em  “Key signature Tool” e clique na região ou compasso da música em que ocorrerá a mudança. Caso for em toda música use o atalho Ctrl + A. Caso for em alguma região ou alguns compassos, clique no primeiro compasso e segure a tecla  Shift e clique no último compasso. Clique com o lado direito do mouse e abre a tela das cifras indicando a tonalidade, basta escolhe o desejado.

________________________

 3)  Transpor pelos instrumentos transpositores

Use o atalho Ctrl + K e abre a janela “Score Manager”,  clique na aba “Instrument List”. No campo “Transposition” clicando na seta da direita é apresentada uma lista das tonalidades dos  instrumentos. Basta selecionar o desejado e fechar a janela , a partitura já estará modificada.

Vídeo aula abaixo evidenciando o referido conteúdo. Bons estudos!

Forte abraço a todos, bons estudos e até a próxima…