Finale – Makemusic

Finale, um desafio…

  • Autor
    Posts
  • #1228
    Anônimo
    Convidado

    Olá a todos!

    Queria uma ajuda sobre o Finale, estou aprendendo agora a mexer nesse programa e ficaria contente se alguém disponibilizasse um manual do 2008 em português. Aproveitando, uma dúvida simples mas que não encontrei resposta em nenhum lugar: o Finale lê linhas melódicas individualmente?
    Exemplo: Tenho ou escrevo uma partitura a duas vozes mas quero executar cada voz individualmente ou uma de instrumento sem ouvir a voz (a título de estudo). Desde já, agradeço e parabenizo pelo site.

    #1385
    Anônimo
    Convidado

    Oi Fernanda, para executar os instrumentos individualmente vc vai na aba Window e clica em Instrument List. Lá vc seleciona os instrumentos que quer ouvir selecionando-os com um click na coluna “S”. Lá vc também pode trocar o instrumento.

    #1386
    Miguel Urtado
    Participante

    Olá Fernanda, Jerson e pessoal.

    Realmente editar partituras é um desafio, não só com o Finale mas sempre temos algo a aprender.

    – Bem, com relação as dúvidas o Jerson colaborou com uma possibilidade. Como na maioria dos softwares existe outra maneira de se fazer isso. Que é utilizar o modo de visualização “Studio View” (Crtl + Sift + E). Ou através do seguinte caminho: Menu “View” – SubMenu “Studio View”. Quando estiver utilizando este modo de visualização aparecerá alguns controles a esquerda da tela, onde existe a possibilidade de ouvir somente um ou mais sistema (Solo), silenciar um ou mais sistemas (Mute) além de outras configurações.

    Até mais…

    Miguel Urtado

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.