Finale – Makemusic

Armadura de Clave

  • Autor
    Posts
  • #16509
    marcio rangel
    Participante

    Como escrever uma partitura em Dó # maior mas só com sustenidos na armadura?

    #16512
    Diego Galeno
    Participante

    Bom dia,

    Você tem que usar a ferramenta “Key signature”, habilite-a e selecione os compassos desejados para a armadura. Depois aperte o “Enter” do teclado para entrar na janela da ferramenta. Logo no alto terá as opções das tonalidades, clicando na seta para cima são as tonalidades com sustenidos. Depois de selecionar a tonalidade, é só clicar no “Ok”.

    #16513
    Miguel Urtado
    Participante

    Olá Marcio, seja bem vindo a WiMELO.

    Você tem duas opções para fazer isso:

    1) Criar uma partitura usando o “SETUP WIZARD”. Para isso acesse o menu FILE > New > Document With Setup Wizard. Clicando nessa opção abrirá uma janela com diversas configurações para criação de uma partitura, entre essas configurações esta o de tonalidade. O Dó # Maior é a ultima opção dos sustenidos.

    2) Mudar durante a partitura. Escolha a ferramenta “Time Signature Tool” e click com o botão direito do mouse no compasso que deseja alterar a tonalidade. Em seguida escolha a tonalidade desejada, caso ela não apareça na lista click em Other (outras) e selecione a de sua escolha.

    Bons estudos!

    Profº Miguel Uurtado

    #16514
    marcio rangel
    Participante

    sim, mas nesse caso automaticamente ele forma a armadura de Db (5 bemóis), o enarmônico. E eu preciso formar a de C# mesmo, com 7 sustenidos na armadura e não consigo

    #16515
    marcio rangel
    Participante

    por exemplo. Tenho uma partitura de saxofone tenor (Bb) escrita em G maior, o objetivo é tranpor ela para o tom de C# maior. Vou no Key signature e seleciono o tom de B maior (tom real), mas automaticamente a armadura de clave passa para o enarmonico Db maior e eu não consigo mudar para o C# maior.

    #16536
    Diego Galeno
    Participante

    Você quer transpor de um instrumento transpositor para um instrumento em “C”?

    #16541
    Miguel Urtado
    Participante

    Olá Marcio e Diego.

    Se entendi direito, sua dúvida é transpor de Fá Maior para Si Maior, o que seria respectivamente Sol Maior e Do# maior para o Sax Tenor (Bb).

    Realmente era um problema que nunca tinha passado. Para resolver isso siga os passos seguintes:

    1) Vá no menu “Window” > “ScoreManager” (atalho: Ctrl + K).

    2) Abrirá uma janela, ache a opção Transposition, click na seleção ao lado.

    3) Agora click em “Other”.

    4) Abrirá uma nova janela, desmarque a opção “Simplify key” e click em “Ok”.

    Veja as imagens abaixo como referência. Bons estudos!

    #16907
    marcio rangel
    Participante

    Olá Miguel,

    exato, isso mesmo que eu queria. Deixar a armadura de clave de C# com os 7 #

    muito obrigado

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.