O que significa tom?

Avaliado em: 5/5

Olá pessoal, vou responder aqui a uma dúvida que deixaram em um comentário.

O que significa tom?

Vamos lá, primeiramente temos de saber algumas coisas para entender esse assunto. A maior parte das músicas que tocamos no ocidente se baseia num sistema tonal. Que é fundamentado em várias regras as quais não iremos abordar aqui. Tonalidade é quando escolhemos um nota para se basear essas regras e formar acordes, escalas, melodias, etc.

Logo concluímos que, se uma música foi escrita no tom (tonalidade) de Dó maior e precisa “subir de tom”, todas as mudanças deverá ser proporcional.

Por exemplo:

  • Música em Dó Maior – C Am F G
  • Música em Ré Maior – D Bm G A

Note que a “proporção*” entre os acordes** sempre foi mantida. Nesse caso um tom acima (duas casas a frente no violão).

* Nesse caso seria distância, chamado de intervalo em música.
** O mesmo vale para notas tocadas individualmente.


Lembrando que, no dia-a-dia musical, podemos nos referir a “Tom” como a distância entre duas notas ou como expliquei no acima. Tonalidade (Tom) é quando escolhemos um nota para se basear regras e formar acordes, escalas, melodias, etc.

Para mais detalhes vejam os cursos de Teoria e Prática Musical.

Até mais pessoal, tendo dúvidas ou sugestões não deixem de postar por aqui.

Bons estudos a todos!

2 comentários

    1. Olá Neiliane, que bom que está gostando dos conteúdos. Com relação a sua dúvida “como identificar o tom de uma música pela partitura”, é o seguinte. Primeiramente analisamos a armadura de clave e em seguida as notas da melodia. Esse assunto será tratado no nível 3 do curso de teoria musical. O curso estará disponível em breve.

      Bons estudos!