Olá pessoal, vou responder aqui a uma dúvida que deixaram em um comentário.
O que significa tom?
Vamos lá, primeiramente temos de saber algumas coisas para entender esse assunto. A maior parte das músicas que tocamos no ocidente se baseia num sistema tonal. Que é fundamentado em várias regras as quais não iremos abordar aqui. Tonalidade é quando escolhemos um nota para se basear essas regras e formar acordes, escalas, melodias, etc.
Logo concluímos que, se uma música foi escrita no tom (tonalidade) de Dó maior e precisa “subir de tom”, todas as mudanças deverá ser proporcional.
Por exemplo:
- Música em Dó Maior – C Am F G
- Música em Ré Maior – D Bm G A
Note que a “proporção*” entre os acordes** sempre foi mantida. Nesse caso um tom acima (duas casas a frente no violão).
* Nesse caso seria distância, chamado de intervalo em música.
** O mesmo vale para notas tocadas individualmente.
Lembrando que, no dia-a-dia musical, podemos nos referir a “Tom” como a distância entre duas notas ou como expliquei no acima. Tonalidade (Tom) é quando escolhemos um nota para se basear regras e formar acordes, escalas, melodias, etc.
Para mais detalhes vejam os cursos de Teoria e Prática Musical.
Até mais pessoal, tendo dúvidas ou sugestões não deixem de postar por aqui.
Bons estudos a todos!
Olá, tenho aprendido muito com os cursos e conteudos dos sites. Vcs estão de parabéns… gostaria que vc explicasse um pouco como identificamos um tom de uma música pela partitura. Obrigada!!!
Olá Neiliane, que bom que está gostando dos conteúdos. Com relação a sua dúvida “como identificar o tom de uma música pela partitura”, é o seguinte. Primeiramente analisamos a armadura de clave e em seguida as notas da melodia. Esse assunto será tratado no nível 3 do curso de teoria musical. O curso estará disponível em breve.
Bons estudos!
Como eu consigo esse curso?
Olá André, atualmente temos dois cursos básicos de Teoria Musical. Da uma olhada no link https://wimelo.com/produtos/cursos/teoria-musical/
Bons estudos!