Dúvidas em Harmonia

Home Fóruns Harmonia Dúvidas em Harmonia

  • Autor
    Posts
  • #1274
    Anônimo
    Convidado

    Olá pessoal do Canone e do fórum. Minha primeira visita ao fórum e cheguei até ele motivado por uma dúvida que encontrei no estudo de harmonia e gostaria de iniciar um bate papo com vocês nesse tema, ao fim de querer tirar minhas dúvidas e levantar um bate papo. Toco guitarra mais de 8 anos, tenho bandas, já dei aulas, mas a alguns meses começei a me aprofundar no assunto de harmonia. Até então tive obtido um conhecimento sobre escalas, intervalos, etc, mas não da função disso e das sonoridades ou tensões e relaxamentos que isso gera.

    Então vamos lá. No decorrer de meu estudo encontrei algumas dúvidas que talvez sejam conceitos que não estejam errados, mas no material que encontro na internet, vídeo-aulas e livros, não consegui responder concretamente a tais dúvidas; cá estão elas:

    Suponhamos que irei compor algo usando conceitos de harmonia, então em um certo padrão eu faria:
    1. construir a escala e o campo harmonico da tonalidade que quero usar. Num exemplo especifico, numa tonalidade de Am, construiria a escala menor de A e seu campo harmonico de tríades ou tetrades por exemplo. Na construção dessas tétrades, a quarta nota que acrescento seria uma 7ª, sendo sua qualidade definida pelos acidentes naturais da escala ? (nesse caso nenhum).
    2. após ter meu campo harmonico com os graus, seus acordes e qualidades, eu começo a minha improvisação usando alguma progressão desses acordes e uma melodia baseada nessa escala menor de A. Nesse caso eu poderia usar modos menores em A dentro dessa progressão do campo harmonico de Am? Por exemplo um A Dório dentro de uma progressão I IV V ?
    3. a inversão de acordes pode ser resumida em retirar a tonica ou a nota mais baixa do acorde e acrescentar uma terça acima da nota mais alta ou em elevar a nota retirada uma oitava ? Exemplo, em uma triade de Dó maior primeira inversão, eu retiraria a nota Dó e acrescentaria uma nota terça acima de Sol, nesse caso Si? Seria então a primeira inversão da triade de Dó maior, uma tríade Mi, Sol, Si ? E no caso de tetrades, sigo a mesma lógica ?

    Deixarei essas três dúvidas a priori, para que minha visão sobre harmonia se clareie um pouco e eu possa avançar um pouco mais nesse estudo incrível que é indispensável a qualquer músico de qualquer estilo.

    Obrigado a atenção, grande abraço.

    #1426
    Miguel Urtado
    Participante

    Olá Lucas e pessoal.

    Vou tentar responder as suas dúvidas.

    1. É isso mesmo, esta correto seu pensamento. Só lembrando que temos três possibilidades de escala menor (natural, harmônica e melódica). Cada uma tem uma pequena variação entre elas. Caso tenha dúvida sobre as escalas crie poste no fórum de teoria musical.

    2. Bem Lucas, uma das coisas mais importantes a se considerar em uma improvisação é o estilo musical, cada um tem seu caráter harmônico e melódico. No exemplo que você deu creio que não soaria legal devido ao choque entre as notas Fa# da escala de Lá no modo Dórico com a nota Fa natural do acorde Dm. Mas pode ser que fique interessante dependendo do arranjo como um todo.

    3. Com relação a inversão de acordes, não é bem assim. Como o próprio nome diz é inversão, logo quando invertemos algumas coisa não acrescentamos nem retiramos nada. A inversão na prática é a nota mais grave do acorde que pode ser a Fundamental, terça, quinta e sétima.
    Exemplo:
    C7M – posição fundamental (dó-mi-sol-si);
    C7M/E – 1ª inversão (mi-sol-si-dó);
    C7M/G – 2ª inversão (sol-sí-dó-mi);
    C/B – 3ª inversão (sí-dó-mi-sol);

    Na prática o que importa mesmo é a nota mais grave. A ordem das outras notas podem variar por exemplo C/G (sol-do-mi-si).

    Espero que ajude, qualquer dúvida fique a vontade para postar.

    Profº Miguel Urtado

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.