Qualquer pessoa pode cantar?

Muitas pessoas me questionam sobre se quem canta já nasceu com talento, pois herdaram um timbre dos divinos Deuses. Mas olhando para você, acha que pode ou consegue cantar?

Eu respondo essa para você … é CLARO! Para quem é apaixonado nessa arte é fantástico saber isso, todos podem aprender a cantar, o canto trabalha com técnicas vocais, ou seja formas certas de utilizar a voz, respiração e o corpo.

Ok… mas a sua voz te assusta né? Você fica desconfortável quando canta no chuveiro ou ouve sua voz gravada? FIQUE TRANQUILO, isso é normal para quem está começando e ainda não tem auto controle vocal sobre a técnicas.

Dicas básicas para começar:

  1. Não exija de si algo que ainda não consegue:
    De inicio, brinque com músicas que sejam confortáveis para você, evite aquelas que sua voz se perde em notas que não consegue alcançar.
  2. Aprenda a se ouvir:
    Sua voz não é tão feia quanto pensa, ela simplesmente AINDA não te agrada, como um diamante ela pode ser lapidada pelas técnicas vocais.
  3. Seja autocrítico:
    Ouça e pontue o que deseja mudar. Repita várias vezes a parte pontuada da música e faça de maneiras diferentes. Repita o processo até achar que está bom, mas não exaustivamente, saiba respeitar seu descanso. (Descanso ajuda o celebro assimilar a mudança)
  4. Cantar não doi fique atento!
    Sente rouquidão depois de cantar? A garganta está raspando, começou a tossir? Isso é um sinal de que está fazendo errado. Reconheça os momentos que sentiu forçar sua voz. Reveja o que fez, busque sempre apoio no diafragma.

Divirta-se, busque fazer de forma relaxada todos os momentos desse processo.  E sim você consegue, tome cuidado em casos de problemas com as cordas vocais, como calos e fendas, procure um fonoaudiólogo, nestes casos com acompanhamento médico é possível conciliar a saúde e o canto.