Extensão Vocal

Hora de falar sobre Extensão vocal, bom vamos as definições:

“Extensão vocal refere-se ao conjunto de todas as notas que um cantor consegue articular, independente da qualidade dessa articulação. A extensão tem, portanto, uma abrangência maior que a tessitura. Enquanto que a extensão representa todas as notas fisicamente realizáveis, a tessitura refere-se às notas mais apropriadamente realizadas no que tange a qualidade da emissão. Sendo assim, um cantor poderá articular notas fora de sua tessitura mas jamais realizará notas fora de sua extensão vocal.” Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como pode se observar, Tessitura é diferente de Extensão, quando estamos trabalhando a voz em uma aula de canto normalmente estamos trabalhando a Tessitura e não a Extensão Vocal. Pode ser que você tenha uma Extensão vocal que consiga atingir determinadas notas, porém a sua Tessitura ainda não está trabalhada para isso!

Por exemplo, a execução de Drives ou Belting pode ajudar na hora de alcançar notas agudas, que muitas vezes você nem imaginaria que conseguiria. Já vi muitos casos em que a pessoa ficou presa a determinados limites devido ao medo de tentar buscar Técnicas novas, normalmente escolas tradicionais de canto, infelizmente insistem nisso.

Veja os tipos de Classificação Vocal:

Por isso, é possível sim alcançar notas mais graves e agudas com Técnicas vocais, e ampliar sua extensão máxima.