Desmistificando Drives Vocais

Avaliado em: 5/5

Como qualquer outra técnica vocal todas pessoas podem aprender, para muitos professores “conservadores” de canto  essa é uma técnica proibida, mistificada por acreditarem ser a causa de problemas vocais irreversíveis… e já posso adiantar: isso é MITO, ao contrário do que se pregava ela traz muitos benefícios a saúde vocal!

Os primeiros registros de drives vocais na música vieram do gênero Blues nos anos 50, mas se tornou mais popular e reconhecida a meados dos anos 70 quando Rock’n’Roll ganhou mídias da época.

Contudo o que trouxe a impressão de que Drives vocais eram ruins para a voz foram fatos paralelos, em épocas que cantores abusavam de bebidas e drogas para se apresentarem, o que consequentemente trouxeram danos a saúde afetado o desempenho vocal.

Mal exemplo de saúde vocal: https://globoplay.globo.com/v/6170422/

Bom exemplo de saúde vocal: https://globoplay.globo.com/v/6165528/

Voz é músculo, como uma academia deve-se ter uma rotina de treino para manter o bom desempenho, como todo atleta, vocalistas também devem se cuidar. Não vemos por ai um fisiculturista enchendo a cara não é mesmo?

Drives vocais exigem um controle maior do Sopro Sonoro, ou seja controle do diafragma para sustentar notas,  e ótimo domínio da musculatura vocal. Relatos trazem uma melhora até mesmo no Vocal limpo, quando o indivíduo domina esta técnica, pois toda a musculatura é trabalha de forma intensa porem saudável.

Portanto utilizar os Drives Vocais é um super treino para a voz, melhora autocontrole da voz e fortifica toda a musculatura. Por isso é hora de se divertir com Drives!

3 comentários

  1. Massa , brow… Tá aí 2 vozes mitas do hard rock. Um soube usar o drive muito bem, já outro, influenciado pelo front man do Nazareth, e apesar da voz foda, fazia o drive errado e depois prejudicou. . .

    Andei vendo teus vídeos e alguns outros como os do Ariel Coelho e
    Andre Fantom.
    . . Em poucas horas já consegui dar uns agudos sem doer a garganta. . Mas to com uma dificuldade pra rasgar e manter no tom. .

    Vou continuar treinando.

    Falou \,./