O MuseScore 3 nos oferece uma ferramenta muito importante e de grande valia para nossos arranjos, independente de qualquer gênero ou estilo musical que é: a possibilidade de aprender escrever a pauta da bateria para qualquer ritmo musical.
Neste Post apresento como exemplo a arte de escrever bateria no ritmo de baião, exemplificado pela música “Asa Branca”. A seguir na imagem da partitura criada bem como o áudio da mesma, você pode apreciar o arranjo para três instrumentos: Flauta Transversal, Violão e Bateria. Salientando que, todo este conteúdo deste Post está contido na apostila co MuseScore 3 sendo parte integrante de nosso curso completo.
Áudio:
São alguns passos simples que podemos escrever a bateria de forma tranquila e fácil entendimento:
- Insira o instrumento bateria acionando a tecla I –> Percussão-Alturas indefinidas–> Bateria;
- Clique selecionando o primeiro compasso da pauta da bateria e acione a tecla N. Neste momento, abaixo é apresentado todo mapa das peças da bateria;
- Insira primeiramente o Chimbal Fechado- letra G como figura de colcheia;
- Insira a Caixa Acústica – letra A como figura de colcheia, preenchendo a primeira metade do quarto tempo do último compasso.
- Insira o Bumbo Acústico – letra B conforme as figuras na partitura: semínima pontuada e colcheias. As pausas desta voz podem ser apagadas.
- Com o primeiro compasso preenchido conforme a partura, selecione este compasso e vá acionando a letra R. Este procedimento copia e cola de forma automática este compasso até o penúltimo compasso. O último compasso ficaria com a criatividade de cada um na possível virada da bateria.
Na vídeo aula abaixo, evidenciamos de forma segura todo o procedimento descrito acima. Desejamos ótimos estudos!
Forte abraço a todos e até a próxima…