MuseScore 3 – Escrevendo Bateria música “Asa Branca”.

O MuseScore 3 nos oferece uma ferramenta muito importante e de grande valia para nossos arranjos, independente de qualquer gênero ou estilo musical que é: a possibilidade de aprender escrever a pauta da bateria para qualquer ritmo musical.

Neste Post apresento como exemplo a arte de escrever bateria no ritmo de baião, exemplificado pela música “Asa Branca”. A seguir  na imagem da  partitura  criada bem como o áudio da mesma, você pode apreciar o arranjo para  três instrumentos:  Flauta Transversal, Violão e Bateria. Salientando que, todo este conteúdo deste Post está contido na apostila co MuseScore 3 sendo parte integrante de nosso curso completo.

Áudio:

São alguns passos simples que podemos escrever a bateria de forma tranquila e fácil entendimento:

  1. Insira o instrumento bateria acionando a tecla I –>  Percussão-Alturas indefinidas–> Bateria;
  2. Clique selecionando o primeiro compasso da pauta da bateria e acione a tecla N. Neste momento, abaixo é apresentado todo mapa  das peças da bateria;
  3. Insira primeiramente o Chimbal Fechado- letra G como figura de colcheia;
  4. Insira a Caixa Acústica – letra A como figura de colcheia, preenchendo a primeira metade do quarto tempo do último compasso.
  5. Insira o Bumbo Acústico – letra B conforme as figuras na partitura: semínima pontuada e colcheias. As pausas desta voz podem ser apagadas.
  6. Com o primeiro compasso preenchido conforme a partura, selecione este compasso e vá acionando a letra R. Este procedimento copia e cola de forma automática este compasso até o penúltimo compasso. O último compasso ficaria com a criatividade de cada um na possível virada da bateria.

Na vídeo aula abaixo, evidenciamos de forma segura todo o procedimento descrito acima. Desejamos ótimos estudos!

Forte abraço a todos e até a próxima…