Harmonicamente#4 – Como soprar e aspirar somente uma nota na sua harmônica!

Existem muitas maneiras de tocar harmônica, possibilitando solos com notas simples, em oitavas, solo e acompanhamento, etc.

Mas por enquanto veremos a técnica de notas simples, esta técnica consiste em emitir com clareza as diferentes notas do instrumento perfeitamente individualizadas, para isto devemos utilizar três embocaduras distintas.

A palavra embocadura é um termo musical derivado do Francês, usada para descrever o posicionamento apropriado dos lábios quando se toca um instrumento de sopro.

Veja a seguir as 3 embocaduras usadas para soprar e aspirar somente uma nota na sua harmônica :

Técnica de sopro de bico ( lipping )

Para aplicar esta técnica, devemos unir os lábios como para assobiar, figura 1  e nesta posição colocá-los sobre cada um dos orifícios da harmônica, soprando e aspirando cada nota individualizada. Evite contrair os lábios, figura 2, pois desta forma eles irão se cansar rapidamente e seu sopro sairá muito fraco.

Figura 1                                                    

Maneira correta, sem tensão nos lábios.

Figura 2

Maneira errada, com tensão nos lábios.

Repare na figura 3 a embocadura contraída, típica dos iniciantes.

Visão Lateral

Maneira errada, com tensão nos lábios.

Os lábios estão forçados e assim a harmônica fica muito afastada, veja no desenho que a parte de fora dos lábios esta em contato com o instrumento, isso esta errado!

Tente colocar a parte interna dos lábios, a parte que fica úmida e acomode melhor seus lábios na harmônica, sem tencionar os lábios.

Essa embocadura muito tensa reduz o fluxo de ar e em algumas notas formará um Bend involuntário. Este erro fica bem claro no orifício 2 aspirado, para resolver este problema tente inclinar a gaita 45 graus para baixo (figura 4) e relaxe seus lábios. Repare que inclinando sua gaita, automaticamente seu lábio superior cobrirá uma área maior, produzindo assim um som mais alto e claro do que quando esta contraído.

maneira certa, com os lábios bem encaixados na harmônica, sem tensão nos lábios.

 

posicionamento dos lábios na harmônica.

Repare na figura acima (figura 5) e na foto abaixo, como ficam os lábios na harmônica.

Técnica de notas cobertas ( tongue blocking )

Para aplicar esta técnica, devemos adaptar os lábios sobre a harmônica cobrindo dois ou três orifícios, que soprados ou aspirados, soarão como um acorde. Em seguida colocamos a língua voltada para o lado esquerdo da cavidade bucal e apoiamos sobre o instrumento, de modo que cubra dois ou três orifícios, cujas notas não deverão ser tocadas, deixando aberto apenas o orifício da extremidade direita, para que a nota, soprada ou aspirada, soe individualmente.

Figura 6

Embocadura de Tongue Blocking

O círculo que esta na figura acima (figura 6) representa a posição dos lábios na harmônica.

Os orifícios que estão em rosa indicam como sua língua deve ficar posicionada no instrumento.

O orifício branco que está dentro do círculo é a nota, soprada ou aspirada, que vai ser tocada.

Veja agora a posição da língua e lábios,  veja na figura 7 que os orifícios 1, 2 e 3 estão pela língua e o orifício 4 é o orifício que será tocado, soprando ou aspirando.

Figura 7

Posição dos lábios e língua na embocadura de Tongue Blocking.

A técnica de notas cobertas ou tongue blocking é muito importante, pois dela derivam outras maneiras para a exploração dos sons na harmônica. Maneiras estas que veremos com mais atenção nos próximos capítulos.

 

Técnica de língua curva ( U blocking )

Esta técnica é parecida com a de tongue blocking. Cobriremos 3 orifícios da harmônica, porém a língua será colocada em forma de U (figuras 8 e 9) e apoiada sobre o instrumento, bloqueando assim os 2 orifícios das extremidades direita e esquerda. Dessa maneira, o orifício central soará livre e individualmente.

Figura 8

visão frontal da embocadura de U Blocking

Figura 9

Posição da lingua na harmônica.

Esta técnica é, sem dúvida, a mais difícil de ser executada, pois, somente 50% a 70 % da população mundial, aproximadamente, possuem a capacidade de “dobrar” a língua em forma de “U”. O restante, simplesmente não consegue, não importando o quanto eles tentem e pratiquem.

Caso você consiga dobrar sua língua desta forma, tente tocar desta maneira, pois assim poderá realizar articulações percussivas com a língua semelhantes ao Tongue Blocking e ainda mover a língua para os lados selecionando o orifício desejado sem nenhum ou muito pouco movimento da cabeça em relação a harmônica.